Recursos Humanos: Os impactos da inteligência artificial no RH

11 de julho de 2018 por Ação Sistemas

Inteligência artificial, robôs, tecnologias que interagem de forma natural com seres humanos, hoje em dia, estas possibilidades deixaram de ser produtos de ficção como visto no filme Blade Runner estrelado por Harrison Ford, ou até mesmo nos livros do escritor Isaac Asimov. Acredite, em breve você poderá ser entrevistado por um robô na sua próxima entrevista de emprego.

Tido como um dos setores mais conservadores dentro das empresas, o departamento de Recursos Humanos já abre espaço para o uso de novas tecnologias, seja automatizando funções repetitivas, melhorando o controle de funções de rotina, e em casos como no Brasil, ajudando na adaptação ao famigerado eSocial, projeto que já iniciou suas fases de implementação. Mas a tecnologia tem muito mais a oferecer, provando que o setor está passando por um profundo processo de transformação.

Evidentemente, as funções tecnológicas vão muito além do ERP básico, entre alguns exemplos estão os atendentes virtuais, que ganham enorme destaque no atual cenário. Popularizados pelo setor de atendimento ao cliente, e cada vez mais comuns no dia-a-dia de quem busca solucionar atendimentos e tirar dúvidas on-line, estes atendentes podem ser customizados com a cara da
empresa e alimentados com informações para tirar dúvidas dos funcionários, liberando uma grande carga de trabalho dos responsáveis pelo setor e gerando maior foco em outras atividades.

recursos humanos e inteligência artificial

As novas tecnologias podem garanti ainda mais potencial a área de Recursos Humanos.

Assim como dito anteriormente, você pode ser entrevistado por uma inteligência artificial em uma eventual entrevista de emprego, mas além desta função, novas ferramentas auxiliam na tomada de decisão através da base de dados, tornando as escolhas mais assertivas e economizando muitas horas de trabalho por consequência.

Estas citadas são apenas algumas das funções que a inteligência artificial poderá auxiliar agora e nos próximos anos, mas a maior certeza que temos, é que elas já chegaram para impactar positivamente a área dos Recursos Humanos, sendo recebida de uma forma muito positiva para o aumento de produtividade.

E sua empresa? Está preparada para a utilização de novas tecnologias no setor de Recursos Humanos?


Nenhum Comentário

No comments yet.

Leave a comment

InformAo

Notícias, abordagens de temas voltados aos setores de Recursos Humanos e TI, agenda, novidades e muito mais no InformAção, o blog da Ação Sistemas.

Veja também:

© 2011 Ação Sistemas de Informática Ltda. uma empresa do Grupo Ação. Afirma.cc