A Mensageria e o eSocial para as pequenas e médias empresas vem aí

2 de maio de 2018 por Ação Sistemas

Julho de 2018 marca a entrada das empresas de pequeno e médio porte no eSocial. Processo que teve sua implementação iniciada em janeiro deste ano pelas empresas privadas com faturamento superior a R$ 78 milhões e que encerra sua implementação em 2019 com os órgãos públicos.

Apesar de parecer um processo meramente burocrático, a adaptação ao eSocial exige investimentos em treinamento, organização de dados e, principalmente, tecnologia. É seguro afirmar que uma boa parte das empresas não está 100% preparadas para o que vem por aí, baseado em dados levantados pelo SESCON/SP em dezembro de 2017, quando apenas 7% destas empresas concluíram as adaptações necessárias para a entrada do sistema em julho.

A integração dos dados em um único banco de dados gerará benefícios a curto e longo prazo. A curto prazo para o Governo, já que poderá autuar as empresas com maior agilidade no caso de repasse de informações erradas, e a longo prazo para as empresas em si, que irão se beneficiar com a agilidade na transmissão das informações, essas informações são muito importantes para melhor entender a necessidade de uma boa tecnologia para o eSocial, principalmente no que diz respeito ao envio e checagem destes dados, a Mensageria tem um papel muito importante neste processo.

A escolha de bons softwares pode fazer a diferença

Como já se sabe, o eSocial não necessita do uso de uma ferramenta específica para seu funcionamento, a empresa pode optar por qualquer programa de sua preferência para realizar a gestão administrativa, contudo, a opção no investimento em boas ferramentas pode fazer a diferença. Lembrando que a capacitação de bons profissionais e a organização dos dados é tão importante quanto, por isso, as empresas devem ficar atentas.

Aqui, separamos duas situações onde a opção por tecnologias de qualidade pode poupar tempo e relativas perdas para as organizações.

Simulação de dados

A checagem das informações a serem enviadas para o eSocial, antes mesmo do próprio envio é importante, já que, como dito anteriormente, o Governo terá maior agilidade para autuar empresas no caso dos repasses das informações erradas. Para isso, a simulação tem um papel importante, capaz de evitar muitas dores de cabeça tanto no atual momento quanto futuramente.

Um simulador de dados faz mais do que a simples validação de dados, pois efetua todas as consistências descritas no Manual de Orientação do eSocial (M.O.S) e seus anexos, reproduzindo as mesmas validações que o Governo irá realizar sobre os eventos.

Mensageria para eSocial

A Mensageria exigirá um verdadeiro painel de controle para garantir o melhor desempenho para as empresas.

Mensageria para o eSocial

O envio das informações para o Governo deverá ser feito através de software de Mensageria. Como já dissemos em outro artigo, teoricamente, uma mensageria funciona como um correio, onde o remetente coloca em um envelope a mensagem, escreve na face do envelope o nome e endereço do destinatário e no verso, coloca o seu próprio nome e endereço. Uma vez postado o envelope em uma agência, o mesmo seguirá para o destinatário, que receberá o envelope e assinará o recibo de recebimento e devolverá ao mensageiro.

Porém, a função básica de uma Mensageria pode não ser o suficiente, pois muitos podem ser os problemas enfrentados pelos gestores na execução das trocas de mensagens, como certificado digital vencido, comunicação interrompida, erro no leiaute dos lotes, entre outros. Uma solução mais completa em Mensageria, onde o responsável possa monitorar os envios se valendo de uma central de controle capaz de auxiliar completamente no processo.

Para médias e pequenas empresas, estes itens devem dar uma maior garantia de segurança e menor risco de erros nos envios e registros, um investimento de grande compensação em um período de prazo tão curto, onde o eSocial se aproxima cada vez mais destas empresas.


Nenhum Comentário

No comments yet.

Leave a comment

InformAo

Notícias, abordagens de temas voltados aos setores de Recursos Humanos e TI, agenda, novidades e muito mais no InformAção, o blog da Ação Sistemas.

Veja também:

© 2011 Ação Sistemas de Informática Ltda. uma empresa do Grupo Ação. Afirma.cc