Recursos Humanos e a evolução da tecnologia no setor

19 de abril de 2018 por Ação Sistemas

Pilhas de papel nas mesas, armários, formulários intermináveis e funcionários para atuar mais como arquivistas aqui e ali. Parece a estrutura de um cartório ou repartição, mas não se engane, nós podemos estar falando do RH da sua empresa.

É fato que uma das áreas mais conservadoras dentro das empresas, o departamento de Recursos Humanos, ainda está engatinhando no que diz respeito ao uso da tecnologia para facilitar as rotinas das organizações, enquanto o chão de fábrica usa dos mais tecnológicos robôs, o RH ainda faz uso da tecnologia apenas para manter dados muito básicos, algo que deverá ter uma nova ótica por parte dos gestores.

A evolução do departamento de Recursos Humanos dentro das empresas, salta aos olhos nos últimos anos. Tudo isso graças a tecnologia e o próprio pessoal da área, profissionais muito mais capacitados e que entendem a importância da tecnologia como aliada do RH.

Hoje em dia, o departamento de Recursos Humanos tem um papel muito importante dentro das empresas, o de ser uma verdadeira central de inteligência.

E é neste cenário que a tecnologia tem papel fundamental como aliada do setor, minimizando os gastos de recursos com tarefas mecânicas, proporcionando melhorias constantes e a substituição de processos antiquados por outros mais simples e modernos.

O novo RH pode oferecer informações em tempo real, oferecer atendimento e resoluções de forma mais dinâmica e usar os dados dos funcionários a seu favor, criando planos de carreira e programas de treinamento adequados aos seus funcionários e as funções chaves dentro da empresa, e para este auxilio, nada melhor do que seu mais poderoso aliado em potencial, a tecnologia.

O eSocial como agente de mudanças

Quem acompanha nossos artigos, já tem uma boa noção da quantidade de dados exigidos e gerados pelo eSocial. Não só pela padronização e organização de dados, o uso de tecnologias ainda mais sofisticadas ajuda o setor de Recursos Humanos em outra importante questão para as empresas, evitar possíveis gastos com multas advindas do envio de informações ou erros nos registros.

O próprio envio destas informações exige um bom controle, que aponte falhas e elimine possíveis erros, neste caso, além do sistema responsável pelo eSocial, a mensageria – software responsável pelo envio e retorno dos dados ao Governo – pode ser muito mais do que um mero carteiro digital, e sim como um verdadeiro painel de controle para sua empresa.

A tecnologia tem importância fundamental, como dissemos antes, no novo RH. Se aliada a ferramentas potentes, pode ampliar o potencial desta grande central de inteligência das empresas, e com as melhores soluções, tornar as novas obrigações muito mais fáceis, com menores riscos e ainda mais objetivas as empresas.

Recursos Humanos e mensageria

Exemplos de dash boards para potencializar ainda mais o setor de Recursos Humanos (projeto em desenvolvimento).

Mais sobre o assunto:

eSocial e Mensageira, um novo universo na vida dos escritórios de contabilidade e empresas de BPO.

O eSocial exigirá mais que uma simples Mensageria, ele vai exigir uma verdadeira Central de Controle do eSocial.

 


Nenhum Comentário

No comments yet.

Leave a comment

InformAo

Notícias, abordagens de temas voltados aos setores de Recursos Humanos e TI, agenda, novidades e muito mais no InformAção, o blog da Ação Sistemas.

Veja também:

© 2011 Ação Sistemas de Informática Ltda. uma empresa do Grupo Ação. Afirma.cc