eSocial: O que fazer nos meses que antecedem seu inicio

14 de setembro de 2017 por Ação Sistemas

ISTOCK_000004637317SMALL

Independente da reforma trabalhista, crise econômica e tantos outros desafios, o Governo Federal afirma que o eSocial terá início em janeiro de 2018. Ainda assim, muitas empresas não estão adequadas a nova obrigação legal.

Então, o que fazer destes últimos meses que restam? De pequenas coisas a serem revisadas, até grandes preocupações que podem exigir atenção redobrada, separamos aqui alguns itens que podem ajudar sua empresa, nessa hora.

Sua equipe está preparada?

O projeto do eSocial não surge apenas como uma obrigação legal, ele também é uma mudança da cultura organizacional da empresa. Como o eSocial envolve diversas áreas da empresa, é imprescindível que a equipe responsável pelo projeto esteja bem preparada para o que vem por aí e todas as mudanças exigidas, tendo um bom conhecimento do funcionamento das ferramentas utilizadas para sua execução, bem como do manual do projeto disponibilizado pelo Governo Federal (www.esocial.gov).

Infraestrutura

Pode parecer apenas um detalhe à primeira vista, mas a infraestrutura é parte fundamental para a boa execução do projeto. Com os envios tendo de ser feitos quase que diariamente, qualquer problema de entrega será potencializado no eSocial. Portanto, se a atual infraestrutura não permitir a geração das atuais obrigações com agilidade e segurança, ligue o sinal de alerta!

Revisar os dados cadastrais da empresa

Ter certeza de que os dados cadastrais para envio estão corretos é uma obrigação e parte fundamental do processo do eSocial. Caso haja inconsistência nos dados, é mais um sinal de alerta a ser ligado na empresa. Uma boa solução para evitar futuras dores de cabeça e garantir que tudo esteja ok, é a simulação de dados, o qual falamos de sua importância em um artigo anterior.

Envio de dados para o eSocial

Além da infraestrutura e a qualidade dos dados cadastrais, a forma como estes dados serão enviados também é importante. Nem todos os softwares do mercado, terão disponível alguma forma de buscar informações entre si. Neste caso, é indicado garantir um bom software de mensageria. Também já abordamos a importância de uma boa mensageria anteriormente neste espaço.

Os últimos meses de 2017, prometem ser atribulados, e por isso, é de suma importância garantir a preparação para que o eSocial ocorra da melhor maneira possível no início 2018 para sua empresa. Nada de deixar para a última hora, quanto mais preparada a sua equipe estiver, maior será o êxito e a tranquilidade para encarar o eSocial.


Nenhum Comentário

No comments yet.

Leave a comment

InformAo

Notícias, abordagens de temas voltados aos setores de Recursos Humanos e TI, agenda, novidades e muito mais no InformAção, o blog da Ação Sistemas.

Veja também:

© 2011 Ação Sistemas de Informática Ltda. uma empresa do Grupo Ação. Afirma.cc