O papel da simulação no eSocial

6 de setembro de 2017 por Ação Sistemas

 

ESOCIAL

Muito se fala sobre a preparação necessária as empresas para a chegada do eSocial, mas, e sobre a simulação de eventos? Você sabe qual o papel dela nessa transição?

O eSocial na sua última versão publicada (2.3) possui 2.532 campos divididos em 44 eventos (layouts distintos). Somente o evento S-2200 (que agora passou a incorporar o extinto S-2100) possui 198 campos. Todos os campos possuem pelo menos uma regra própria de validação. Existem ainda 26 tabelas com códigos específicos exigidos pelo Governo e 144 regras gerais de validação que estão referenciadas em vários campos e registros.

Cada registro de evento, ao ser gerado pelo sistema de Folha de Pagamento/RH existente empresa, é o resultado de complexas operações de leitura de informações na base de dados, transformações de códigos (os famosos “de-para”) e formatações XML (um tipo de arquivo foi concebido para ser lido por computadores).

Do lado do Governo, há um supercomputador considerado um dos mais modernos do mundo, além de um software desenvolvido em conjunto pelo pelos técnicos da Receita Federal e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), este com a finalidade e a capacidade de processar os complexos registros do eSocial e achar inconsistências.

Dito isto, pense bem em toda a tecnologia envolvida tanto na geração das informações do eSocial pelas empresas quanto na análise destas informações do lado do Governo. Estas operações somente são possíveis com capacidade computacional de ponta ou, pelo menos, bem atualizada.

Sendo assim, com toda essa complexidade e tecnologia envolvidas no processo, se você está tentando (ou ainda pensando em) fazer uma conferência manual das informações, provavelmente você vai deixar MUITA coisa de fora. Para ter segurança com relação ao envio das informações do eSocial, a conferência também precisa ser eletrônica.

O Simulador efetua todas as consistências descritas no Manual de Orientação do eSocial (M.O.S) e seus anexos, reproduzindo as mesmas validações que o Governo irá realizar sobre os eventos, diferente da simples validação, o que pode trazer grandes benefícios a longo prazo, e também evitar futuras dores de cabeça para sua empresa.


Nenhum Comentário

No comments yet.

Leave a comment

InformAo

Notícias, abordagens de temas voltados aos setores de Recursos Humanos e TI, agenda, novidades e muito mais no InformAção, o blog da Ação Sistemas.

Veja também:

© 2011 Ação Sistemas de Informática Ltda. uma empresa do Grupo Ação. Afirma.cc