REVISÕES NO SISTEMA DE FOLHA DE PAGAMENTO

31 de janeiro de 2014 por Ação Sistemas

Todo sistema de folha de pagamento precisa de revisão sistemática em tudo aquilo que influencia diretamente no cálculo da folha de pagamento, nas provisões de férias e 13º salário, na apuração dos encargos sociais a serem recolhidos e seus efeitos.

sistema-de-rh

Dentre os itens a serem revisados, que influenciam diretamente nestes aspectos, podemos citar:

  • Cadastro e revisão de todas as verbas ou eventos da folha de pagamento e suas incidências de encargos (INSS, FGTS, Imposto de renda) e incidências sobre outros eventos (Pensão Alimentícia, Faltas e etc.);
  • Cadastro dos feriados nacionais e municipais para apuração do Descanso Semanal Remunerado;
  • Revisão dos cálculos de provisões de férias e 13º salário e incidências dos valores variáveis (horas extras, adicionail noturno, insalubridade, periculosidade e etc.) sobre as provisões, bem como a correta contagem dos avos mensais.
  • Alteração das tabelas de INSS, Salário Família e Imposto de Renda;
  • Cadastro dos funcionários com estabilidade de emprego (acidente de trabalho, licença maternidade, Cipeiros, dirigente sindical e etc.);
  • Verificação da Convenção Coletiva de Trabalho da(s) respectiva(s) entidade(s) sindical(ais) e as abrangências como:

– Percentuais de horas extras em escala (50%, 65%, 80%, 100% e etc.);

– Pisos salariais (diferenças por região);

– Garantias de emprego (além das previstas em lei);

Na maioria dos sistemas essas questões devem ser avaliadas, observadas a suas modificações e reportadas para o fornecedor do sistema para executar as alterações e adequações. Isso deve ser feito com antecedência para que haja tempo suficiente na realização das modificações e implementações necessárias.

Em sistemas parametrizáveis esta tarefa fica por conta do usuário que poderá efetua-las em menor tempo. Entretanto é necessário que o colaborador lembre-se de todos os itens, efetue a revisão e faça as alterações.

Com o UNIVERSALRH esta tarefa fica bem mais fácil, pois com a ajuda do Orientador On Line o colaborador será conduzido, orientado pelo sistema a efetuar a revisão de cada item e acompanhado na execução de cada tarefa, evitando esquecimentos e transtornos futuros.

 

ação-sistemas-universalrh


Nenhum Comentário

No comments yet.

Leave a comment

InformAo

Notícias, abordagens de temas voltados aos setores de Recursos Humanos e TI, agenda, novidades e muito mais no InformAção, o blog da Ação Sistemas.

Veja também:

© 2011 Ação Sistemas de Informática Ltda. uma empresa do Grupo Ação. Afirma.cc