E-social e as repercussões na pagadoria

6 de setembro de 2013 por Ação Sistemas

As empresas brasileiras têm poucos meses para se adequarem ao novo sistema digital de transmissão das informações trabalhistas, como pagadoria, Livro de Registro do Empregado e Caged à Receita Federal.

 

A partir de 2014, empresas de todos os setores do mercado deverão se adequar à nova forma de prestação de contas dos seus colaboradores através do EFD-Social ou Sped Folha, um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).  Com a utilização do Sistema, a Receita Federal receberá instantaneamente todas as informações relacionadas aos funcionários das empresas digitalmente.

O E-Social, como também é chamado o EFD-Social ou Sped na Folha, é um projeto do governo brasileiro que irá unificar em uma única plataforma a transmissão de informações pelo empregador em relação aos seus funcionários.

O Sped já recebe hoje os dados de os dados da contabilidade e de impostos, e com a nova implementação receberá desde as folhas de pagamento até os prontuários de medicina laboral, mais a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre outros.

Como funcionará o E-social para pagadoria

Uma versão do módulo do E-social já foi disponibilizada para os empregadores domésticos registrarem informações referentes às competências a partir do mês de junho de 2013, independente da data de admissão do empregado, porém o uso ainda é opcional. Quando finalizado o E-social todas as empresas deverão fazer uso.

Durante este período, estão sendo disponibilizados alguns serviços e facilidades que ajudam o empregador no cumprimento de algumas de suas obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em uma única plataforma, de forma bem intuitiva.

Ao todo serão registrados 44 eventos relativos a cada empregado, os quais incluem registros das férias, folha de pagamento, pagamento de obrigações, entre outros.   Todos os eventos deverão ser transmitidos à Receita Federal  no mesmo dia.  As obrigações serão as mesmas só mudará a forma de envio.

 


Nenhum Comentário

No comments yet.

Leave a comment

InformAo

Notícias, abordagens de temas voltados aos setores de Recursos Humanos e TI, agenda, novidades e muito mais no InformAção, o blog da Ação Sistemas.

Veja também:

© 2011 Ação Sistemas de Informática Ltda. uma empresa do Grupo Ação. Afirma.cc