Consultoria na implantação de um Sistema de RH

2 de maio de 2012 por Ação Sistemas

A implantação de um sistema de rh é uma tarefa complexa para todas as organizações, independente do seu porte. Neste processo é importante definir uma metodologia e os principais envolvidos para garantir o sucesso de cada etapa.

O Blog InformAção traz uma entrevista com a Consultora  da Ação Sistemas, Elizete Fraga de Souza, falando da importância da consultoria no processo como um todo.

 

Elizete Fraga - Consultora da Ação Sistemas

Informação: Qual é o papel do consultor na implantação de um sistema de rh?

Elizete: Um conceito do papel de consultor é auxiliar, apoiar e orientar  o trabalho de  implantação  de um sistema em uma organização.  Um profissional com vasta experiência na  estruturação de soluções voltadas para a sustentabilidade dos negócios do cliente pode ser  sinônimo de sucesso na implantação de um sistema.

Informação: O processo de implantação do sistema em empresas de médio e grande porte  é bem complexo. Diante disso, qual é a importância de uma consultoria nessa etapa?

Elizete: A  consultoria é uma prestação de serviço realizada por uma pessoa ou por uma equipe  capacitada e independente à organização, que exerce uma influência positiva no sentido de  produzir mudanças. Nas empresas  de médio e grande porte a consultoria pode auxiliar o gestor  na decisão pela implementação mais adequada ao modelo de gestão da organização, de acordo  com as funcionalidades da solução que será implantada.

Informação: Quais são as fases que compõem a implantação de um sistema?

Elizete: O processo de informatização de uma empresa não se limita a simples aquisição de um software.  Dessa forma é importante a utilização de uma  metodologia fundamentada em princípios e técnicas de implantação de sistemas para garantir o  alcance dos resultados desejados no menor tempo possível.  A metodologia de gerenciamento do projeto está dividida em duas fases básicas: Fase de Planejamento Detalhado da Implantação e Fase de Execução/Gerenciamento do Projeto.  Cada fase da metodologia está sub-dividida em conjunto de processos (atividades), integrados entre si, possibilitando a gestão completa do projeto.

Informação: Qual a participação da consultoria na metodologia da implantação?

Elizete: A utilização de uma metodologia é garantir o sucesso na implantação e obter o menor tempo na execução desta tarefa. A consultoria tem o papel de divulgar e aplicar a metodologia adequada, tornando a  implantação menos traumática, entendendo-se que “implantação de sistema” é uma readaptação dos hábitos e afeta a empresa como um todo, principalmente quando já existe outro sistema em uso.

Informação: Quem são os envolvidos na etapa da implantação?

Elizete: A administração deste processo de alta complexidade deve ser orientada no sentido de que a organização assimile o máximo de conhecimentos possíveis, de forma gradual, visando suavizar os impactos com a adoção da nova forma de gestão. Isto significa que a equipe  designada para a condução do trabalho seja composta por profissionais com ampla experiência na administração de projetos, com conhecimentos profundos da situação atual, que definam com clareza os objetivos e metas a serem atingidos, e, sobretudo,   formem uma equipe coesa, imbuída de um espírito de equipe comum forte, procurando otimizar os recursos envolvidos e atingir os objetivos previamente definidos em níveis de qualidade aceitáveis pela organização nos prazos previstos. Além desses fatores, a alta direção deve estar comprometida e envolvida na implantação, indicando prioridades estratégicas e vinculando controles e incentivos para os participantes do projeto, visando à obtenção de seu sucesso pleno.

Informação: Quais as vantagens mais valiosas de se obter uma consultoria interna ou externa nesta etapa?

Elizete: Uma vantagem valiosa é  apoiar no sentido da obtenção do alinhamento entre as necessidades da empresa e as funcionalidades oferecidas pelo sistema que será implantado. O sucesso desta etapa se obtém definindo responsáveis, auxiliando nas definições das parametrizações, acompanhando o cronograma e, principalmente, seguindo a metodologia de implementação.

Informação: A consultoria pode ser fator decisivo no êxito da implantação de um sistema?

Elizete: Vários  fatores são importantes na implantação de um sistema.  A combinação do uso de uma metodologia de implementação, consultoria capacitada, relacionamento e comprometimento existente entre fornecedor e usuários, são fatores do sucesso de um projeto. A implementação de um sistema exige muito de toda a organização, mas um dos grandes diferenciais para obter sucesso é que o projeto tenha um plano definido com começo, meio e fim.

 


3 Comentários

  1. Elizete, Excelente!!! Bastante Didático!!

    Comment by Marco Ayala — 2 de maio de 2012 @ 20:43

  2. Elizete, gostei muito da entrevista! Acho que a palavra é, como falaste, COMPROMETIMENTO de todas as partes envolvidas! Parabéns!

    Comment by Andrea Ostermayer — 3 de maio de 2012 @ 15:32

  3. Parabéns, Elizete. Vc passou a real importância da consultoria, não só num projeto da magnitude de implantação do UniversalRH, bem como em qualquer projeto.

    Comment by Francisco Gomes — 8 de maio de 2012 @ 14:37

Deixe um comentário

InformAo

Notícias, abordagens de temas voltados aos setores de Recursos Humanos e TI, agenda, novidades e muito mais no InformAção, o blog da Ação Sistemas.

Veja também:

© 2011 Ação Sistemas de Informática Ltda. uma empresa do Grupo Ação. Afirma.cc