Treinamento e desenvolvimento em pauta

27 de março de 2012 por Ação Sistemas

O Blog InformAção traz uma entrevista  com o Gerente de Treinamento da Ação Sistemas, Luiz Pasini.

Luiz Pasini, Gerente de Treinamentos da Ação Sistemas

O treinamento e desenvolvimento são agora considerados ferramentas importantes na Gestão de Recursos Humanos. Nos dias de hoje, muitas empresas já entendem que independente do talento pessoal de cada funcionário, é a partir de um programa de treinamento bem planejado e adequado às suas necessidades, que eles poderão adquirir e implementar suas capacidades para executar as atividades com maior eficiência, atingindo assim seu pleno potencial e consequentemente maiores níveis de produtividade e satisfação.

InformAção: Por que as empresas devem investir em Treinamento e Desenvolvimento?

Pasini: As Organizações devem investir em treinamento e desenvolvimento para se tornarem competitivas no mercado. É Investindo e treinando seus funcionários  que a empresa  irá torná-los mais efetivos e motivados. Quando os colaboradores de uma empresa  estão devidamente preparados tecnicamente e comportamentalmente irão produzir mais e com mais qualidade. Com o conhecimento obtido nos treinamentos a tendência é cometer menos erros e ter mais produtividade. O colaborador terá mais segurança nas atividades que está executando e com isso trará muitos benefícios a organização.

InformAção: Os investimentos na área comportamental são tão importantes quanto os destinados à área técnica?

Pasini: Sem dúvida, com o investimento na área comportamental a empresa estará estimulando pessoas a desenvolver suas habilidades específicas.  A organização estará investindo na profissionalização da empresa. No decorrer dos dias serão notadas as mudanças nas atitudes dos colaboradores, na redução de gastos, na comunicação, organização e respeito.  Investir na área comportamental dos colaboradores é de extremo valor para a organização, estimula a avaliação das habilidades e competências dos colaboradores.

InformAção: Quais são as etapas do processo de treinamento e desenvolvimento?

Pasini: A primeira etapa é de levantamento das necessidades, onde a organização deverá realizar o Diagnóstico Necessidade de Treinamento (DNT ou LNT). O que poderá ser levantado também a partir de uma avaliação de desempenho. Logo após o levantamento inicia-se o treinamento propriamente dito.

InformAção: Quais são os critérios utilizados para avaliação do treinamento?

Pasini: Deverá ser aplicado uma avaliação de eficácia (avaliação de reação) logo após o treinamento. Onde o treinando deverá responder algumas questões. Para conseguir medir o que o treinando conseguiu reter sobre o assunto abordado no treinamento. Para avaliar o  aprendizado somente com acompanhamento no dia a dia  de trabalho e desempenho do funcionário.

InformAção: Na prática como as empresas podem mensurar o retorno do investimento?

Pasini: Não se pode mensurar os resultados do investimento em treinamento. Mas se pode mensurar o benefício que trará para sua empresa com um funcionário qualificado.

InformAção: Quais são os principais fatores que inibem as empresas a investirem em Treinamento e desenvolvimento?

Pasini: Um dos principais fatores é a falta de dinheiro para o investimento. Um outro fator relevante é as empresas acharem que é um  investimento desnecessário que isto se resolve com um treinamento interno feito por um funcionário que tem um pouco mais de conhecimento no assunto.

InformAção: Por que na época da revolução industrial  treinamento e desenvolvimento eram mais valorizados pelas empresas?

Pasini: Nesta época os treinamentos eram mais específicos em áreas Técnicas. Hoje os treinamentos em áreas comportamentais são mais abrangentes.

InformAção: Como você vê a gestão de pessoas no cenário atual? Quais são as tendências práticas das empresas?

Pasini: A gestão de pessoas tem sido responsável pelo bom resultado de empresas bem sucedidas. Tendência de empresas mais bem preparadas e organizadas estrategicamente. Empresas investindo mais no capital humano.

InformAção: Qual é o maior desafio das áreas de recursos humanos diante deste cenário?

Pasini: Devido a complexidade dos negócios o maior desafio é o desenvolvimento de profissionais com perfil de liderança que estão cada vez mais escassos no mercado.

 


4 Comments

  1. Parabéns,excelente abordagem!

    Comment by Marco Ayala — 27 de março de 2012 @ 17:29

  2. Parabéns Pasini,

    Concordo com suas colocações e acredito também que é através da capacitação dos recursos humanos que as organizações crescerão com base sólida e sustentável.

    abraço.

    Comment by Ricardo Leite — 27 de março de 2012 @ 18:19

  3. Muito oportuno este assunto. Treinamento é fundamental. De nada serve a melhor ferramenta se não sabemos como usá-la.

    Comment by Andrea Ostermayer — 27 de março de 2012 @ 18:34

  4. Muito bom. Espero que todos possam aproveitar esse conhecimento.

    Comment by Luiz Leite — 27 de março de 2012 @ 21:47

Leave a comment

InformAo

Notícias, abordagens de temas voltados aos setores de Recursos Humanos e TI, agenda, novidades e muito mais no InformAção, o blog da Ação Sistemas.

Veja também:

© 2011 Ação Sistemas de Informática Ltda. uma empresa do Grupo Ação. Afirma.cc