A importância de identificar talentos no processo de recrutamento e seleção

16 de dezembro de 2011 por Ação Sistemas

O processo de contratação de um profissional exige planejamento, habilidade e tempo dos gestores de RH. São várias etapas e todas de equivalente importância até a sua finalização. Uma vez que, é a competência dos empregados o fator decisivo para competitividade e sobrevivência das organizações. Identificar e contratar talentos é prover meios para alcançar os objetivos traçados para cada negócio.

O Recrutamento e seleção de pessoal não são tarefas simples. O profissional responsável  deve possuir competências para planejar detalhadamente esse processo, levando em consideração diversos fatores como: comunicação, relacionamento interpessoal, visão sistêmica e empreendedora. Para isso, aplica-se um conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados para preencher as necessidades atuais e futuras da organização, definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados.

No mercado de hoje, onde o tempo é um fator determinante, não há espaço para erros na contratação, pois os prejuízos gerados podem ser irreparáveis para o desenvolvimento organizacional. Diante desta realidade, a realização dos processos de recrutamento e seleção através de um sistema elaborado especificamente para este fim, proporciona aos gestores de RH, agilidade e eficiência nos resultados buscados na contratação de pessoal.

Retenção de talentos

Entendendo que o fator humano é o principal diferencial competitivo das organizações, é importante reter talentos para uma evolução continua nos negócios. As pessoas tendem a ficar trabalhando mais tempo onde encontram um ambiente mais interessante e motivador. Essa motivação não depende exclusivamente dos salários maiores, mas de um conjunto de fatores, que inclui bons benefícios e reconhecimento. As empresas em geral, independentemente do porte, encontram essa dificuldade em comum, reter seus talentos.  A solução para este problema, antes de tudo está na preparação da organização para uma visão de relacionamento com satisfação mútua entre gestores e colaboradores.

Tendências do mercado de Recrutamento e Seleção

As formas de recrutamento e seleção praticadas no mercado evoluíram. Atualmente as fontes de recrutamento são diversificadas, podendo  vir de dentro da empresa ou de fora, através de recomendações ou indicações de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; sites corporativos ou de empregos; escolas e universidades; sindicatos e associações de classe; caçadores de talentos – headhunters; consultorias na área de Recursos Humanos; banco de talentos das empresas; redes sociais profissionais na internet como Linkedin, Plaxo e Via6 . O uso das redes sociais vem crescendo, profissionais se cadastram expondo suas experiências e qualificações, formando redes com outros profissionais do seu network. Nessas redes, os profissionais podem fazer recomendações, relatar experiências e o relacionamento de trabalho que tiveram juntos em determinadas empresas. Essa tendência está sendo concebida positivamente tanto para as organizações quanto para os profissionais em busca de oportunidade no mercado.


Nenhum Comentário

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

InformAo

Notícias, abordagens de temas voltados aos setores de Recursos Humanos e TI, agenda, novidades e muito mais no InformAção, o blog da Ação Sistemas.

Veja também:

© 2011 Ação Sistemas de Informática Ltda. uma empresa do Grupo Ação. Afirma.cc